quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ceará tem novo mapa turístico






O mapa do turismo do Ceará mudou. O estado reduziu de 62 para 59 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 59 municípios do Ceará presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou a categorização do mapa do turismo do Ceará:

CATEGORIA
2013
2016
DIFERENÇA
A
1
1
0
B
8
8
0
C
22
22
0
D
27
25
-2
E
4
3
-1
TOTAL
62
59
-3




Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado


REGIÃO TURÍSTICA
MUNICÍPIO
Cariri
Assaré
Barbalha
Brejo Santo
Crato
Juazeiro do Norte
Missão Velha
Nova Olinda
Santana do Cariri 
Centro Sul/ Vale do Salgado
Icó
Iguatu
Orós
Chapada da Ibiapaba
Carnaubal
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
São Benedito
Tianguá
Ubajara
Viçosa do Ceará
Fortaleza
Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Fortaleza
Litoral Extremo Oeste
Acaraú
Barroquinha
Camocim
Chaval
Cruz
Jijoca de Jericoacoara
Litoral Leste
Aracati
Beberibe
Fortim
Icapuí
Pindoretama
Litoral Oeste
Amontada
Itapipoca
Itarema
Paracuru
Paraipaba
São Gonçalo do Amarante
Trairi
Serras de Aratanha e Baturité
Baturité
Guaramiranga
Maranguape
Pacatuba
Pacoti
Palmácia
Redenção
Sertão Central
Banabuiú
Canindé
Quixadá
Quixeramobim
Sertão dos Inhamuns
Crateús
Tauá
Vale do Acaraú
Meruoca
Sobral
Vale do Jaguaribe
Jaguaribara
Jaguaruana
Limoeiro do Norte
Morada Nova


Foto do site: www.viagemdeferias.com


BOA PRÁTICA – O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Um comentário: