GEOPARK e SENAC: parceria formará Guias de Turismo na região do Cariri

O Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, assinou, no dia 25 de maio, com o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Diretora Regional do Senac no Ceará, Ana Cláudia Martins, convênio de parceria para a realização de um curso técnico de Guia de Turismo. Na ocasião, foi entregue pelo coordenador geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, e o Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, a placa do Geopark ao Senac como entidade colaboradora do projeto.

Com isso, o Cariri habilitará Guias de Turismo para atuação em todo o Brasil. Isso será possível graças a parceria firmada entre as instituições. A solenidade aconteceu durante reunião do Conselho Regional do Senac do estado. O curso técnico está previsto para ser iniciado no segundo semestre deste ano, com 30 vagas. Serão três módulos, que habilitarão os profissionais a atuarem em todo o Brasil. Segundo o gerente administrativo do Senac, em Crato, Cristiano Saraiva, os detalhes finais sobre o curso estão sendo fechados, mas serão investidos pela instituição na qual representa R$ 210 mil. Já as viagens técnicas dos formandos acontecem por meio do Geopark Araripe.

O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, destacou a importância estratégica da parceria, com a convergência de interesses e oportunidades, por meio das diferentes instituições, coma tarefa da mobilização das lideranças, na qualificação para o trabalho. “É um encontro promotor e promissor”, diz. 

O presidente da Fecomércio ressaltou que o convênio será uma das formas de atuar com a URCA, na divulgação do turismo geológico da região. Ele afirma que a parceria será ampliada, para a participação junto ao Geopark Araripe, em eventos como a Mostra Sesc de Arte e Cultura, que acontece em novembro, no Cariri, com um espaço destinado a exposição do projeto para o público em geral.